placa de rua

O Que Significa Logradouro

O português é um dos idiomas mais ricos do mundo. Falado em nove países espalhados por quatro continentes e ocupando o nono lugar entre as línguas com maior diversidade de termos, o nosso vocabulário inclui cerca de 400 mil palavras, e pode chegar a até 600 mil se considerarmos vocábulos de uso técnico ou científico. Por esta razão, é bastante comum que surjam muitas dúvidas na hora de nos comunicarmos.

E hoje iremos falar um pouquinho justamente de uma destas palavras que compõem os mais de 200 mil termos de cunho mais técnico que temos na nossa língua: logradouro. Se você também já ouviu este nome, mas não sabe exatamente o que ele significa ou como aplicá-lo, não se preocupe.

A seguir, você vai aprender o que significa logradouro, bem como a origem deste vocábulo e como aplicá-lo na sua comunicação!

Em que contexto você já ouviu a palavra logradouro?

Antes de irmos à definição encontrada no dicionário, que tal refletir um pouco sobre as experiências que você já teve com este termo? Analisar o contexto em que uma expressão se insere antes de simplesmente buscá-la na Internet ou em um glossário é uma técnica muito indicada por estudiosos não só do português, mas também de outros idiomas.

Esta é uma metodologia que pode ser empregada não apenas para aprender o significado das palavras na sua própria língua, mas que também é muito útil quando você deseja ampliar seu vocabulário em algum outro idioma que esteja estudando. Isso porque a busca da compreensão do significado de uma palavra pelo contexto em que ela se insere em uma frase é uma forma mais eficiente de fixá-la no seu cérebro e lembrar como fazer seu uso correto.

Pense bem: quantas vezes você já procurou pelo significado de uma palavra no dicionário, e simplesmente esqueceu depois? Exercitando o raciocínio contextual você é capaz de criar associações semânticas, que vão ajudar o seu cérebro a atribui valor àquele conhecimento e tornar muito mais fácil o acesso à memória do significado da palavra.

Então, vamos colocar em prática: em que situações ou frases você já ouviu a palavra logradouro? Onde você já a viu escrita?

Provavelmente em um endereço, não é mesmo? Isso já nos fornece um importante indício do significado da palavra logradouro. E com certeza este conhecimento te dá boas bases para aplicar este vocábulo nas situações corretas, bem como para compreender seu sentido caso você o encontre em uma sentença diferente, que não tenha a ver com um endereçamento.

Agora, antes de partirmos para a definição do termo em si, vamos fazer outra análise que vai te ajudar a descobrir por si só o que significa logradouro. A seguir, nós vamos analisar a etimologia desta palavra.

A etimologia da palavra logradouro

A etimologia das palavras é um estudo de suas origens e história. Ela nos ajuda a compreender não só o significado de um vocábulo, mas também de que idioma ele é proveniente e como ele pode ser aplicado, até mesmo em outras línguas.

Assim como a análise do contexto em que uma palavra é utilizada na comunicação, seja oral ou escrita, a etimologia também é uma importante ferramenta para quem deseja expandir o vocabulário e ter mais intimidade com os significados de um maior número de palavras. E você não precisa ser um linguista ou ter estudos avançados em etimologia para conseguir perceber as diferentes partes que formam um vocábulo.

E muitas vezes, é justamente nestas partes que reside um indicativo do que pode significar uma palavra. Veja a seguir a etimologia da palavra logradouro:

Lograr + douro

A primeira parte da palavra logradouro vem do latim lucrari, que significa lucrar. Sua formação na palavra é diretamente relativa ao nosso verbo lograr, que têm como sentido aqui “desfrutar de”. Assim, se você já tinha familiaridade com esta palavra e foi capaz de identificar sua presença no termo logradouro, já podia ter mais uma indicação de seu significado.

Neste contexto, podemos notar que o termo logradouro está relacionado com fazer uso de algo, usufruir. Por isso, você deve estar se perguntando:

“Tudo bem, mas o que isso tem a ver com o uso contextual do termo logradouro em endereços?”

É aí que a etimologia se volta para o aspecto histórico, cultural do vocábulo, para explicar o sentido que ele tem hoje.

Logradouro é uma palavra que foi usada na antiguidade para denominar um pasto público, onde todos poderiam levar seus animais para pastar. Ou seja, um lugar de onde se podia usufruir, fazer uso, lucrar.

Desta maneira, o termo ganhou a associação com um ponto geográfico, uma localização.

Agora, vamos analisar o que o dicionário nos diz sobre o significado da palavra logradouro.

No dicionário, o que significa logradouro?

Até aqui, analisamos a palavra logradouro sob os prismas contextual e etimológico. De um lado, associamos o termo a localizações e endereços. Do outro, à obtenção de usufruto. Analisando a história de uso do termo, também chegamos a uma terra destinada ao usufruto público.

Agora o dicionário irá nos mostrar se estamos de fato no caminho correto para compreender o que significa logradouro. No dicionário Priberam, um dos mais reconhecidos para o estudo dos vocábulos da língua portuguesa, a palavra logradouro recebe quatro definições possíveis.

“1. Coisa usufruída ou gozada.

2. Terreno ou espaço anexo a uma habitação, usado para serventia ou com outras funcionalidades.

3. Espaço público comum que pode ser usufruído por toda a população.

4. Campo de pastagem comum ou público.”

Veja que estas quatro definições vão ao encontro de todos os sentidos que encontramos para a palavra logradouro, nas diferentes formas que utilizamos para refletir sobre ela.

Agora, que tal voltarmos ao uso contextual, que é aquele com o qual temos mais intimidade, e no qual encontraremos e utilizaremos a palavra com mais frequência? Nele, logradouro significa algo relacionado a endereço, tal qual encontramos na segunda definição fornecida pelo dicionário Priberam.

Por isso, vamos entender o porquê de sua predominância.

o que significa logradouro
Logradouro em endereços

O uso da palavra logradouro em endereços

Provavelmente, a maior parte dos contatos que você já teve, ou vai ter, com a palavra logradouro é exatamente na redação de um endereço. Isso ocorre por um motivo muito simples.

Os Correios no Brasil utilizam este termo como componente da formação de muitos endereçamentos. Mas é importante notar que há um sentido específico para esta palavra em um endereço. Por exemplo, em complemento, você informa se é casa, lote, apartamento, etc. Afinal de contas, informar corretamente cada parte de um destino ou domicílio é indispensável para que ele seja encontrado.

Por isso, você deve saber que, na terminologia adotada pelos Correios brasileiros, logradouro se refere especificamente à rua de um dado endereço. Assim, quando você lê um endereço e ele informa um logradouro, saiba que aquela é a unidade de endereçamento que indica a rua ou avenida onde está sediado o local em questão.

Da mesma maneira, se você precisar preencher um endereço e tiver de informar um campo chamado logradouro, agora sabe que deve indicar o nome da rua.

No sistema de busca online dos correios, por exemplo, se você quiser descobrir qual é o CEP (Código de Endereçamento Postal) de um destino, deverá informar o logradouro em questão. O CEP não considera o complemento do endereço, mas simplesmente o logradouro, de forma que ainda que seja cometido algum erro ao escrever o nome da rua ou avenida, o local será facilmente encontrado, visto que um número exclusivo foi atribuído a ele.

O Código de Endereçamento Postal também desempenha um importante papel na diferenciação de logradouros de mesmo nome em cidades diferentes (e até na mesma cidade, em alguns casos), visto que cada localidade recebe um padrão numérico distinto. Assim, nunca há duplicidade em um endereço, o que garante que as correspondências sempre cheguem ao destino correto, contanto que o CEP certo seja utilizado para informar o logradouro em questão.

Prontinho! Agora você já sabe todos os possíveis significados da palavra logradouro, além de ter aprendido algumas poderosas técnicas para não só ampliar, mas também fixar seu vocabulário.